domingo, 25 de dezembro de 2011

Da educação inglesa.

Pessoinhas desse mundo, como vão?

Hoje eu decidi, baseada nas experiências que tive até aqui, escrever sobre a educação dos súditos de Vossa Majestade.

Desde o momento em que cheguei aqui não tenho um motivo para apontar para qualquer das pessoas dessa cidade, seja inglês ou não, pela falta de educação ou respeito comigo.

Logo que cheguei eu simplesmente não conseguia encontrar um telefone em Heatrhow, perguntei para um senhorzinho que trabalha na tube station de lá e ele simplesmente saiu do lado da catraca e me levou até o telefone.

Na primeira segunda feira aqui em Londres estavamos eu e uns amigos no McDonalds(faltam opções fora os fast foods para se almoçar)e o nariz de uma das minhas amigas começou a sangrar, provavelmente devido ao frio e ao vento daquele dia e o fato de que tinhamos acabado de vir do Brasil. Fui com ela ao banheiro e tinham alguns funcionarios do Mc lá dentro(alguns banheiros daqui são comuns para homens e mulheres, especialmente nos fast foods, as vezes apenas com as pias em comum)e um deles, assim que percebeu que ela estava com algum problema, parou o que estava fazendo e foi ajudar, Colocou ela sentada com a cabeça baixa, pediu para um outro buscar toalhas de papel  e eles mesmo ficou limpando o nariz dela.Quando ela começou a melhorar ele se virou para mim e disse que precisava subir, mas que se ela piorasse o nome dele era tal e eu podia chamar por ele que ele voltava.

Os funcionários do tube são, até agora, os campeões da gentileza para mim. Já tive ajuda quando não conseguia desprender a minha mochila da catraca, um super bate papo as 08:00 quando o cara reparou que éramos brasileiras com o colega(que é casado com uma brasileira) nos dizendo como estávamos bonitas em um tipico português carregado de sotaque inglês. A mulher que foi até os caixas automáticos para ajudar a minha amiga fazer um top-up no oyster.

Outro dia eu e uma amiga fomos pegar o metro e eu consegui entrar no vagão e ela não, o cara que estava do lado, que percebeu que estavamos juntas, enfiou o braço para segurar a porta e forçar que ela se abrisse de novo. Ele nem nos conhecia, não precisava mesmo ter feito o esforço a ainda corrrer o risco de tomar um esporro por estar atrasando o trem.

Eu sei que o post é grande, e talvez nem tão interessante assim, mas fiquei muito surpresa ao chegar aqui, depois de toda a propaganda de povo frio e indiferente,e perceber que eles são muito agradáveis e gentis. São mais reservados do que os brasileiros, é verdade, mas a educação e o respeito acabam compensando.

Viva a educação britânica!

See ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário