Bom dia meus povos e minhas povas, como vão?!
Como comentei no último post estava correndo como louca para acertar as documentações do visto e ontem fui entregar tudo no VAC aqui de São Paulo.
Uma coisa que posso dizer sobre lá é que eles se preocupam DEMAIS com a segurança.
Cheguei com meia hora de antecedência, me identifiquei na portaria e fiquei lá esperando me autorizarem a subir enquanto minha mãe não se conformava com o fato de que ela não podia ir comigo(só menores de idade podem subir com acompanhantes.)
Assim que autorizado eu subi para o andar do escritório, toquei a campainha e para a minha surpresa saiu uma segurança com um detector de metal e atrás dela a porta foi trancada novamente. Depois de detectar a moeda de R$1 que eu tinha no bolso e o cartão de visitante do edifício ela bateu na porta e outro segurança liberou a entrada.
Depois que entramos a porta é novamente trancada e os dois seguranças se colocam a porta, parece que estamos entrando num centro de detenção!
Ah, eu estava me perguntando se lá falariam português ou inglês, só se alguém quiser saber é português!
Um dos atendentes(ou sei lá a denominação do cargo deles) te atende por meio de uma "cabine", tipo aquela de quando você compra o ingresso no cinema. Pede todos os documentos e as fotos(a minha estava fora de padrão, tive que pagar para tirar uma lá mesmo que conseguiu ficar ainda pior do que a que eu levei! O.O) e vai relacionando todos os seus documentos.
Depois de relacionar todos os meus documentos e eu preencher o endereço em que quero recebe-los de volta você paga as taxas pelo serviço de sedex para o consulado no Rio de volta para sua casa, heis a minha surpresa: tinha deixado tudo ,fora os documentos, lá embaixo com a minha mãe, incluindo cartão de crédito!
Tudo bem, chamaram minha mãe, ela subiu e, pasmem, o cara saiu da sala com a maquininha de cartão e atendeu a minha mãe no corredor! Eu pessoalmente achei muito estranho, mas deve ser pela segurança!
Depois disso tudo tive que tirar mais uma foto e recolheram minhas impressões digitais. Peguei meu papel com o número para acompanhar a minha solicitação e o número do meu pacote para quando enviarem meus documentos de volta para casa. Saí de lá feliz e saltitante e muito estranhada como todo esse esquema de segurança. Não ví isso no Brasil nem na Polícia Federal quando tirei o passaporte, mesmo que esses seguranças fossem mais amigáveis do que o policial da PF.
Enviaram minha documentação para o Consulado Geral lá do RJ e quando tiverem chegado ao veredito eles encaminham tudo de volta.
Agora é esperar, torcer e (pensamentos positivos concentrados nessa parte!) comemorar com o meu visto e bagagem nas mãos.
É isso por hoje pessoas, embora sejam rígidos com a segurança, não tenham medo do VAC, as pessoas lá não mordem!
See ya!