sábado, 19 de fevereiro de 2011

Passaporte


Bem, não sei quanto a maioria das pessoas, mas a minha primeira atitude assim que decidi que era possível bancar um intercâmbio foi tomar as providências para tirar meu passaporte.

Posso dizer que é um dos documentos mais chatos para conseguir, perdendo apenas para a habilitação.

O processo de solicitação em sí não é difícil, o difícil é conseguir um horário para ser atendido na polícia federal. São horas e horas atualizando o site da PF para conseguir um horário num local acessível(principalmente se, como eu, você não tem a tarde disponível!)

Com todos os documentos em mãos(que incluem os comprovantes de votação da última eleição para os maiores de 18) , a GRU paga e seu agendamento em mãos você comparece a unidade da PF escolhida e é chamado para uma "triagem" para conferir se todos os documentos exigidos estão alí.
Após essa triagem se aguarda um pouco até um dos atendentes chamar. Lá conferem o pagamento da sua GRU e se você tem passagens pela polícia ou algum tipo de pendência com o Estado.
Confirmado que você anda dentro da lei, retiram suas digitais e a fatídica foto(quem gosta de fotos 3x4 afinal?) que será seu cartão de entrada em todo e qualquer país que venha a visitar.

Após 7 dias(?) o seu passaporte está disponível para retirada na polícia federal. Você se apresenta com seu RG, assina seu passaporte e já pode fazer suas viagens internacionais.

Pessoalmente não posso reclamar do atendimento, é tudo muito bem organizado e tenho a tendência de as senhorinhas simpáticas sempre se encontrarem na mesa que escolho para tirar meu documentos.
Mas nem pense em falsificar ou adulterar qualquer um de seus documentos, soube que no dia em que fui tirar meu passaporte algum engraçadinho tentou e obviamente acabou preso!

Para todas as informações sobre a solicitação do passaporte visitem o site da Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário